ZUILA CARVALHO RADIOWEB

Pesquisar Neste Blog

sexta-feira, 12 de agosto de 2011

Os romances prejudicam a vida amorosa das mulheres?


Se, para você, Meg Cabot, Sophie Kinsella, Marian Keyes, Danielle Steel, Candace Bushnell, Helen Fielding são mais do que nomes de mulheres gringas, cuidado. Sua vida sexual e amorosa pode estar em risco.

Pelo menos é isso que defende um artigoJournal of Family Planning and Reproductive Health Care. Segundo o texto, a leitura de romances água com açúcar – como os escritos por todas as autoras acima – pode gerar problemas de relacionamento, criar expectativas irreais sobre sexo  e levar a relações sexuais sem camisinha e a gravidez indesejada. 


A autora, a psicóloga Susan Quilliam, diz que muitas mulheres que chegam ao seu consultório baseiam suas decisões nesse tipo de literatura – e não na realidade. Como as heroínas, as pacientes esqueceriam da camisinha em nome do romance – de fato, você se lembra de cenas envolvendo preservativo em romances? –, esperariam orgasmos múltiplos com a penetração e uma libido em constante alta, mesmo depois de anos de relacionamento.

Para Susan, as mulheres estão muito mais expostas aos romances do que à educação sexual formal. E é difícil discordar dela nisso. Seu artigo revela que, em alguns países ocidentais, os romances são quase a metade de todos os livros de ficção vendidos. As mais entusiastas leem até 30 títulos por mês. É tempo demais lendo ficção para muito pouco de educação sexual – quando a educação sexual existe!

Susan até admite que alguns romances de hoje são mais “reais”, com mulheres que trabalham e têm problemas no relacionamento, mas diz que ainda há muito “escapismo, perfeccionismo e idealização” no gênero. A dúvida é: quanto essa idealização afeta a vida real das mulheres?


Recentemente, outra psicóloga,  Juli Slattery, escreveu que os romances “desequilibram de forma perigosa” a vida das leitoras. E foi duramente criticada por editoras e leitoras, que argumentavam que a maioria das pessoas é capaz de discernir entre a realidade e a fantasia.
O que você acha: os relacionamentos cor-de-rosa dos romances são uma influência ruim na vida das mulheres? Ou somos capazes de separar o sonho da realidade?
Tendo a acreditar no poder de influência da cultura, como a literatura e o cinema nas nossas vidas. E acho que, para algumas pessoas, os romances e as comédias românticas são obstáculos a uma vida mais real – e feliz. Mas não são só as mulheres as vítimas da idealização.  


De certa forma, os romances para mulheres podem ser tão perigosos quanto a pornografia para os homens.

Fonte:Epoca.Globo

Nenhum comentário:

Postar um comentário