ZUILA CARVALHO RADIOWEB

Pesquisar Neste Blog

sexta-feira, 12 de agosto de 2011

Os cuidados com a pele no inverno...

A dermatologista Luciana Conrado estreia hoje no Consultório Médico. Ela é formada na Faculdade de Medicina da Universidade Estadual de São Paulo (Unesp). Cursou mestrado e douturado na área de dermatologia na Universidade de São Paulo (USP). Seja bem-vinda, Luciana!

Quando a temperatura cai, sua pele também sofre. Os ventos frios e secos e os banhos quentes e demorados contribuem para deixar a pele desidratada. Ocorre também uma diminuição das secreções naturais que funcionam como um “manto protetor”. 

A pele seca provoca coceiras e o ato de coçar leva à irritação, favorecendo o surgimento ou a piora de problemas na pele, como manchas vermelhas, coceira e descamação. Essas alterações podem ser de dois tipos:

1)      dermatite atópica – comum em pessoas com hipersensibilidade a fatores ambientais. Coceira e vermelhidão na pele são algumas das características. Essas manchas costumam aparecer no rosto e nas dobras do corpo, como nos cotovelos e atrás dos joelhos. Ocorre em qualquer idade e é crônica, ou seja, a pele das pessoas atópicas é mais sensível. Desidrata-se com facilidade e qualquer irritação pode dar origem a coceiras.

2)    dermatite de contato – é desencadeada pelo contato de alguma substância com a pele. Algumas pessoas são alérgicas a componentes de esmaltes para unhas e até a metais usados em jóias e bijuterias. Outras desenvolvem irritação pelo contato excessivo com algumas substâncias, como as presentes em sabonetes e detergentes. Quando a pele está desidratada, fica mais desprotegida e aumenta a probabilidade de ocorrer esse segundo tipo de irritação
Durante o inverno, para evitar a piora da dermatite atópica ou o aparecimento de dermatite de contato, alguns cuidados são importantes:

* banhos mornos e rápidos, uma vez ao dia, com pouco sabonete, sem buchas ou esponjas.
*
A pele deve ser seca com toalha absorvente, que não deve ser esfregada contra a pele
*
Usar sempre camiseta ou camisa de algodão sob as malhas de lã porque o contato direto da lã com a pele pode causar irritações.

*
Usar cremes hidratantes após o banho para diminuir a perda de água pela pele e contribuir para a integridade do seu “manto protetor” invisível.
Luciana Conrado volta ao Consultório Médico no dia 25 de julho. Mande suas dúvidas. Na semana que vem, a especialidade apresentada será ginecologia.
Fonte: Epoca.Globo

Nenhum comentário:

Postar um comentário