ZUILA CARVALHO RADIOWEB

Pesquisar Neste Blog

sexta-feira, 12 de agosto de 2011

Como escolher um ginecologista...



A ginecologista Elizabeth Costa Martins estreia no Consultório Médico com dicas sobre como escolher um bom médico. Elizabeth é professora-adjunta do Departamento de Medicina da Universidade Gama Filho, no Rio de Janeiro.

E Chefe da Equipe Médica de Obstetras da Unidade Materno-Infantil da Casa de Saúde Santa Lúcia, também no Rio de Janeiro.

Muitas mulheres costumam ficar nervosas durante a primeira consulta com o ginecologista. A sensação é natural, já que a especialidade trata de um assunto tão íntimo. 

Por isso, é preciso que o médico e a paciente construam uma relação de confiança. A mulher tem de se sentir confortável para falar sobre seus problemas e tirar todas suas dúvidas. A melhor maneira de construir essa relação é escolher com cuidado o profissional. Algumas dicas ajudam a chegar na pessoa certa para cuidar da sua saúde:

1) Busque indicações – com amigas e conhecidas. Elas podem dar informações sobre o perfil do profissional e sobre a maneira como ele trabalha

2) O médico deve ser um bom ouvinte –
é preciso se mostrar compreensível, entender as queixas, conhecer a paciente e sua história de vida. Cada mulher tem sua bagagem e o médico é aquele que se mantém disponível, acessível, um verdadeiro ombro amigo

3) O consultório deve ser confortável -
Luxo não é prioridade, mas perceber o quanto o médico se preocupa com o bem estar de seu paciente é importante. Contar com revistas novas, livros e TV também são opções que ajudam a aliviar a tensão e o nervosismo antes da consulta.

4) Deve haver diálogo -
A figura do “onipotente especialista” ou “aquele que detém toda a informação” acabou! A globalização da informação dá oportunidade a todos de se informar e mais ainda: trocar informações. O conhecidíssimo “Dr. Google” responde a quase todas as dúvidas em um clique e quando erramos, você pode argumentar. 

Só e necessário cuidado, pois a internet disponibiliza muitas informações corretas, mas não disponibiliza o conhecimento e a experiência. Vale lembrar que a medicina não é uma ciência exata e cada caso é um caso.

Ter um médico de confiança é fundamental. Conte com ele sempre, durante toda a vida. Afinal, ser orientada corretamente e fazer exames de rotina é indispensável. Lembre: ir ao médico às vezes é um “mal necessário”, 

Mas com uma boa relação profissional pode se tornar uma agradável convivência e até uma linda amizade. Elizabeth Martins volta ao Consultório Médico no dia 1º de agosto. Mande suas dúvidas. Na semana que vem, a especialidade da vez será Nutrição.

Fonte:Epoca.Globo


Nenhum comentário:

Postar um comentário